domingo, 30 de outubro de 2011

O maior servira ao menor

Estava meditando sobre a vida de Isaque e as promessas que o Senhor tinha feito quando Rebeca estava gravida se Esaú e Jaco.
E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. (Gênesis 25:23)
A bíblia diz que Rebeca ao ouvir esta palavra do Senhor ela guarda em seu coração.
Todos conhecem a história de Esaú e Jaco.
Isaque ama mais a Esaú do que a Jaco e Rebeca ama mais a Jaco do que a Esaú, olha o problema formado.
Todos sabem o que ocorre com estes dois irmão por seus pais não guardarem aquilo que o Senhor havia falado.
Mais o que eu quero mostrar é que a palavra do Senhor se cumpre, Jaco e Esaú se tornam dois povos muito grandes, se tornam uma nação.
Jaco entendeu o que o seu pai não havia entendido sobre o que o Senhor falara a seus pais.
Quando Jose nasce Jaco se alegra muito porque é filho da sua velhice e da mulher pelo qual trabalhou vinte e um anos com seu tio Labão que seria seu sogro.
Nesta parte ele comete o mesmo erro do seus pais, de todos os filhos que teve ele demonstrava mais amor por Jose do que pelos outros.
Por isso os irmão de José o odiavam.
José é lançado na cisterna, vendido como escravo, acusado injustamente e é preso por algo que não fez.
Mais o Senhor o exaltou e ele se tornou governador do Egito.
Aqui que eu queria chegar, José teve dois filhos, chamados Manasses e Efraim.
José leva seus filhos para que Jaco conheça seus netos e os abençoe.
Todos sabem que o primogênito recebe a maior parte da herança e quando o pai vai abençoar, primeiro abençoa o primogênito.
Jose colocar o filho mais velho e colocar embaixo da mão direita e o mais novo embaixo da mão esquerda, Jaco já estava avançado em idade e não enxergava mais, ao estender as mãos para abençoar ele inverte suas mãos.

Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.
E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.
Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.
Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés. Gênesis 48:17-20
Não adianta, pode até demora mais que vai se cumprir ah vai.
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei Muito Do Seu Comentario, Mais Vou Fazer Uma pergunta: Todo o engano ou trapaça cometido por jacó e sua mãe (e a segueira de isac estava dentro de um proposito de Deus ou Não.)

    ResponderExcluir