Powered By Blogger

domingo, 30 de outubro de 2011

O maior servira ao menor

Estava meditando sobre a vida de Isaque e as promessas que o Senhor tinha feito quando Rebeca estava gravida se Esaú e Jaco.
E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. (Gênesis 25:23)
A bíblia diz que Rebeca ao ouvir esta palavra do Senhor ela guarda em seu coração.
Todos conhecem a história de Esaú e Jaco.
Isaque ama mais a Esaú do que a Jaco e Rebeca ama mais a Jaco do que a Esaú, olha o problema formado.
Todos sabem o que ocorre com estes dois irmão por seus pais não guardarem aquilo que o Senhor havia falado.
Mais o que eu quero mostrar é que a palavra do Senhor se cumpre, Jaco e Esaú se tornam dois povos muito grandes, se tornam uma nação.
Jaco entendeu o que o seu pai não havia entendido sobre o que o Senhor falara a seus pais.
Quando Jose nasce Jaco se alegra muito porque é filho da sua velhice e da mulher pelo qual trabalhou vinte e um anos com seu tio Labão que seria seu sogro.
Nesta parte ele comete o mesmo erro do seus pais, de todos os filhos que teve ele demonstrava mais amor por Jose do que pelos outros.
Por isso os irmão de José o odiavam.
José é lançado na cisterna, vendido como escravo, acusado injustamente e é preso por algo que não fez.
Mais o Senhor o exaltou e ele se tornou governador do Egito.
Aqui que eu queria chegar, José teve dois filhos, chamados Manasses e Efraim.
José leva seus filhos para que Jaco conheça seus netos e os abençoe.
Todos sabem que o primogênito recebe a maior parte da herança e quando o pai vai abençoar, primeiro abençoa o primogênito.
Jose colocar o filho mais velho e colocar embaixo da mão direita e o mais novo embaixo da mão esquerda, Jaco já estava avançado em idade e não enxergava mais, ao estender as mãos para abençoar ele inverte suas mãos.

Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.
E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.
Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.
Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés. Gênesis 48:17-20
Não adianta, pode até demora mais que vai se cumprir ah vai.
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei Muito Do Seu Comentario, Mais Vou Fazer Uma pergunta: Todo o engano ou trapaça cometido por jacó e sua mãe (e a segueira de isac estava dentro de um proposito de Deus ou Não.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esaú não tava nem aí pra primogenitura... Jacó tinha um olhar mais adiante, mesmo não sabendo que viria a ser o predessessor do desejado das nações - Jesus! Deus não trabalha com quem despreza e/ou não dá valor aos seus bens, dons e tesouros. A conduta de Jacó, ao enganar seu paifpai, foi corrigida por Deus, através de seu tio Labão; Pra que Jacó não acostumasse a levar tudo na base da enganação, e sim pela fé que agrada a Deus.

      Excluir
  3. Deus não olha como o homem olha. ..
    Ele olha para o coração. ..

    Romanos 9.11-13:

    ResponderExcluir